A maior manifestação da História
15 de março de 2016
PL 4754/2016 – Usurpação de Competência STF
16 de março de 2016

Discurso: Sóstenes abre o coração e fala sobre a situação atual da política brasileira

Prezados,

Ontem, quarta-feira (15), fiz um dos meus discursos mais duros e esclarecedor desde que cheguei ao Congresso Nacional.

Segue a íntegra do discurso e o vídeo:

 

Discurso: 15/03/2016

O SR. SÓSTENES CAVALCANTE (Bloco/PSD-RJ. Como Líder. Sem revisão do orador.)

Sr. Presidente, nobres colegas Parlamentares, eu venho a esta tribuna, pela primeira vez, ocupando o espaço da Liderança do PSD, com gratidão ao meu Líder Rogério Rosso e toda a bancada do meu partido, para fazer aqui o meu desabafo, o desabafo de um Parlamentar de primeiro mandato, um Parlamentar que tem a primeira filiação partidária no PSD e que faz parte da base deste desgoverno do PT.

Falo isso com tristeza por quê? Porque no final do ano passado, depois de fazer uma análise do meu primeiro ano de mandato, por momentos, por tantas denúncias de corrupção no País, eu fiz alguns voos do meu Estado do Rio de Janeiro para Brasília sem o meu terno e com vergonha do broche de Deputado, porque a sociedade aí fora nos nivela a todos destaCasa por igual. Lamentavelmente, os brasileiros, hoje, olham para a Câmara dos Deputados e acham que todos nós somos corruptos. Eu gostaria, com muita humildade, de me dirigir aos brasileiros: este é o meu primeiro mandato, eu nunca respondi um processo judicial na vida. E quero dizer, com muito respeito: eu não sou o único desta Casa nesta situação. Aqui há, eu não vou dimensionar, mas hipoteticamente, no mínimo, 40% de homens e mulheres sérios. Mas, lamentavelmente, este desgoverno que aí está levou todo mundo para a vala comum. E, hoje, ser político é quase que ter vergonha.

Eu quero dizer que eu estou aqui cumprindo a minha missão. Quero de uma forma muito clara dizer que no PSD, assim como o Deputado João Rodrigues, que é do meu partido, ocupou esta tribuna na quinta-feira para afirmar que é independente desse desgoverno Dilma, tudo que esse desgoverno solicitar não atenderei, porque esse é um governo de quadrilheiros, de bandidos. Nosso País não se pode curvar a essa quadrilha que aí está. Nós precisamos entender.
Meu pai sempre me ensinou algo na vida. Meu pai sempre me olhava nos olhos e dizia: meu filho, você pode perder tudo na vida, mas não perca a sua honra. Sabem o que acontece aqui? Esse desgoverno que está aí não se importa com a honra. Eles estão preocupados em como roubar mais, saquear mais os brasileiros. Com toda autoridade eu quero dizer que a justiça da Terra há de julgar esses bandidos, mas a justiça de Deus não deixará nenhum deles impune, inclusive eu, se cometer algum ilícito no meu mandato.

Nós não podemos brincar com o Brasil, a cor do Brasil. Com muito respeito, quero me dirigir ao Governo, quero me dirigir à Presidente Dilma. Presidente, V.Exa. não foi eleita para governar só para os vermelhinhos. V.Exa. foi eleita para governar para os brasileiros, para os vermelhinhos, os verdes e amarelos, os azuis e brancos.

Que história é essa de ignorar a manifestação? Que história é essa de desqualificar aquilo que o povo foi às ruas reclamar? Foi justamente contra todos nós. O povo foi cobrar aos políticos que parem de se meter em corrupção. Eu quero dizer ao povo brasileiro com muito respeito: estou aqui há muito tempo. Não era militante da política partidária. Mas aqui ainda tem gente que representa o povo de verdade.

Há alguns aqui que ainda fazem isso e vocês precisam separar o joio do trigo. Quero terminar dizendo que hoje todos nós fomos surpreendidos o vazamento, mais uma vez, de um áudio. Dessa vez, Deputado Domingos Sávio, do Ministro da Educação da Pátria educadora. Ele está educando o quê? Ele está educando os brasileiros como burlar a Justiça?
Eu quero aqui me dirigir à Justiça, em especial ao STF: STF, Ministro Lewandowisk e todos os outros, se V.Exas. não se distanciarem e tiverem total isonomia para julgar com a régua da Justiça, V.Exas. irão para a mesma vala desses quadrilheiros que aí estão.
Nas manifestações, eu não vi cartazes com elogios ao STF.

Eu ouvi um clamor popular por um personagem chamado Moro, Sérgio Moro! Esse virou herói! STF, cuidado! Cuidado, STF! Vocês podem ir para a mesma vala! Então, eu quero aqui, com todo o respeito aos eminentes Ministros do STF, pedir que se se concretizar o que hoje o Brasil está sabendo do ex-Presidente Lula virar ministro… E nós todos sabemos o porquê.
Essa decisão de 2ª Instância está preocupando muita gente nesta Casa, no Senado e no Governo Federal. Quer foro privilegiado. Ótimo! Eu estou achando uma ótima ideia do PT, porque, se nomear o Presidente Lula para Ministro, vai facilitar a logística da Polícia Federal. Vai passar em um lugar só e o camburão leva todo o mundo para limpar o Brasil dessa corja.
Viva o Brasil dos brasileiros! Viva o verde e amarelo! Muito obrigado, Sr. Presidente. (Palmas.)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *