O Azar e a Lavagem de Dinheiro
26 de fevereiro de 2020
Após intervenção de Sóstenes decreto de Wilson Witzel será sustado
27 de fevereiro de 2020

Para Sóstenes respeito e cuidados com idosos é princípio Cristão e dever de todos

O deputado federal Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) se manifestou nas redes sociais nesta quarta-feira (26), sobre os maus-tratos contras idosos. De acordo com o MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro), de janeiro a agosto de 2019 foram recebidas 2.136 denúncias de negligências e maus-tratos contra idosos só na cidade do Rio de Janeiro. Dados do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, apontam que no Brasil são registrados, em média, 102 casos de violência contra o idoso por dia.

“Basta abrir os jornais, ligar a Tv, acessar a internet que lá estão casos e mais casos de maus – tratos e o que é mais doloroso e triste é saber que 52,9% dos casos de violações contra pessoas idosas foram cometidos pelos filhos, seguidos de netos (com 7,8%) e que a casa dos idosos que deveria ser um lugar seguro, um refúgio é palco de 85,6% destas agressões”, detalhou Sóstenes.

Sóstenes destaca que o Estado está atento a estás questões, tanto que em 2003 foi instituído o Estatuto do idoso destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, e que a Constituição Federal no artigo 229, diz que é dever dos filhos maiores ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade.

“Nos últimos dias, a palavra RESPEITO tem sido usada frequentemente nas Redes Sociais, mas infelizmente pouco praticada no dia a dia, dentro dos lares, no seio da família. E se há uma classe de pessoas que são dignas de respeito, são os nossos idosos, pois foram os que lutaram arduamente para a construção de uma geração”, afirma.

Para o parlamentar, além das leis  já previstas em nossa legislação, para os cristãos, respeitar os idosos, em especiais os pais é um mandamento Divino, ele é tão importante, que é o único mandamento precedido por uma promessa. “Respeite o seu pai e a sua mãe, para que você viva muito tempo na terra que estou lhe dando.” (Êxodo 20:12 NTLH).

“Embora tenhamos leis e mandamentos instruindo e prevendo punição para quem maltrata idoso, o número de pessoas vítimas de abusos, violência e golpes no momento de suas vidas onde deveriam colher os frutos de todo seu trabalho, tem aumentado assustadoramente no nosso País. Não podemos ficar calados diante essa triste realidade, precisamos criar a cultura de respeito e cuidado aos nossos idosos, assim, quem colherá os frutos desse principio serão os jovens da atualidade que um dia se tornarão idosos também”, finalizou.

 Para denunciar maus-tratos contra idosos dique 100.

Compartilhe