Plenário aprova relatório de Sóstenes que aprimora PEC da Bengala
23 de setembro de 2015
Plenário aprova pena maior para motorista que matar sob efeito de álcool
23 de setembro de 2015

Aposentadoria compulsória para o serviço público é aprovada no plenário

O relatório do deputado Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ) ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 124/15, oriundo do Senado, foi aprovado pelo Plenário, nesta quarta-feira (23). Segundo o parlamentar, a proposta aprimora a Emenda Constitucional 88/15, conhecida como PEC da Bengala, aplicando a aposentadoria compulsória aos 75 anos para servidores públicos da União, Distrito Federal, estados e municípios. Atualmente, essa medida só é permitida para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Tribunal de Contas da União (TCU) e dos tribunais superiores.

“Estendemos esse benefício para servidores do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, ministros de tribunais e conselhos de contas, nas três esferas. A medida atende uma lacuna que a PEC da Bengala não preencheu e vai contribuir de forma significativa para desafogarmos o peso sobre a Previdência Social”, afirmou.

Sóstenes acatou duas emendas que incluíram no texto os servidores do corpo diplomático e de policiais, independente do cargo exercido. “Esses trabalhadores servem ao país ao longo de suas vidas, então essa decisão também representa um ganho importante. A proposta volta ao Senado e acreditamos que em breve vamos ver os servidores públicos de todo o país sendo atendidos.”

De acordo com o texto, os servidores que se aposentarem compulsoriamente aos 75 anos, receberão seus proventos proporcionais ao tempo de serviço prestado.

Carola Ribeiro – PSD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *