Sóstenes quer placas dizendo que entregar o filho à adoção não é crime
13 de agosto de 2018
Propostas de Sóstenes prevê dedução do IR com despesa de aparelhos auditivos e medicamentos
23 de agosto de 2018

Retrospectiva 1.290 dias de mandato

Com cerca de 1.290 dias de mandato, o deputado federal Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) iniciou seu trabalho parlamentar em 2015 com o compromisso de lutar e propor políticas públicas em prol dos trabalhadores, aposentados, professores, viúvas, crianças e adolescentes, além de lutar no combate a dependência química e na defesa da vida e da família.

Único parlamentar do RJ com 100% de presença em todas as Sessões do Plenário da Câmara. Sóstenes apresentou cerca de 580 proposições, entre Projetos de Lei, Relatorias, Requerimentos de informação e Audiências públicas.

Foi presidente da Comissão especial que analisa o Estatuto da Família, vice presidente da CPI da Lei Rouanet e também trabalhou de forma efetiva em aproximadamente 25 Comissões.

Dentre os projetos de sua autoria, há propostas de enfrentamento ao álcool, propostas para ajudar jovens de comunidades carentes a terem um emprego, também o projeto que visa regulamentar a Capelania em todo país, projeto que prevê a Recondução de Conselheiros Tutelares. Há também o que dá Acessibilidade a Cadeirante em todas as praias do Brasil, além do projeto que torna crime de responsabilidade dos ministros do STF a usurpação de competência do Legislativo. Apresentou projeto que prever mais segurança no transporte de crianças em veículos e outros.

Além disso, trabalhou pela aprovação de projetos de extrema relevância, como a Redução da Maioridade Penal, o feminicídio, Infanticídio e a correção do fator previdenciário e outros.

Requereu também dos ministérios, informações sobre a aplicação de recursos públicos em diversas áreas como saúde, educação saneamento básico, comunicação, segurança e combate a violência e a dependência química.

No plenário, liderou a Campanha “Xô CPMF”; distribuiu pão com mortadela, em protesto; participou da Campanha “Tchau Querida”. Participou também do evento de entrega das assinaturas em apoio às 10 Medidas Contra a Corrupção. Fez entrega simbólica de “aviso prévio” à  ex-presidente Dilma Rousseff e votou SIM ao Impeachment.

Como relator, foi responsável pelo texto de propostas que hoje são leis, como: Nova Lei da Adoção (Lei 13.509/2017); “PEC da Bengalinha” (Lei Complementar 152/2015); e Regulamentação da profissão de Aeronauta (Lei 13475/2017).

Também se destacou como deputado municipalista, visitando os 92 municípios de seu estado, onde pode ver de perto as necessidades da população. Assim, empenhou cerca de R$50.000.000,00 em emendas individuais, de 2015 a fevereiro de 2018, em múltiplas demanda, de acordo com as necessidades de cada região, priorizando as áreas de saúde, educação, segurança pública, turismo e infraestrutura (asfalto e praças). Em 2018, Sóstenes está entre os 3 parlamentares que conseguiram 100% de empenho de emendas.

O parlamentar também fez várias ações como a mediação nas negociações para que Magé tivesse isenção e redução de 50% da tarifa de pedágio. Com seu apoio, Nova Iguaçu conseguiu extensão de linha de ônibus e muitas outras interversões, recebendo também titulo de cidadão honorário de vários municípios.

Além disso, no ano de 2016 foi indicado pelo site Ranking dos Politico como o melhor parlamentar do Rio de Janeiro.

“Isto é só o começo. Agradeço a participação da população, isso é fruto de um trabalho em conjunto e juntos vamos continuar trabalhando, vamos continuar de olho, sempre combatendo ações que visam tirar direitos do povo, dos menos favorecidos. Combatendo também as investidas contra as famílias e às nossas crianças”, declarou Sóstenes.

 

Atuação de 2015 a 2018
Proposições

578  Total de Proposições

Requerimentos

420 Requerimentos Apresentados

Projetos

47 Projetos de Lei

Relatórios
32
Projetos de Lei Relatados
Discursos
249 Discursos em Plenário
Presença nas Sessões do Plenário
100%

 

Compartilhe