Comissão aprova projeto que prevê mais segurança nos sistemas de energia elétrica
7 de outubro de 2019
Eleição para Conselho Tutelar: Rio tem número record de votantes
9 de outubro de 2019

Sóstenes é favorável a projeto que cria Programa Nacional de Ensino de Robótica e Programação para alunos

O deputado federal Sóstenes Cavalcante protocolou, na Comissão de Educação, parecer pela aprovação do Projeto de Lei 10699/18, da deputada Clarissa Garotinho (Pros-RJ) em forma de substitutivo. No texto original, o projeto previa aumento do repasse do Fundeb às redes de educação de estados e municípios que proporcionarem aos alunos o ensino de novas tecnologias. O objetivo da proposta, segundo ela, é “preparar os jovens para desafios impostos pelas profissões do futuro”.

Em seu substitutivo Sóstenes prevê a Criação do Programa Nacional de Ensino de Robótica e Programação para alunos da educação básica.

Pelo texto, por novas tecnologias entende-se o ensino de programação e robótica voltados para desenvolvimento de games, aplicativos, modelagem e animação, dentre outros estabelecidos em regulamento específico pelo Poder Executivo.

Tanto Sóstenes quanto Clarissa argumentam que a grande maioria destas novas tecnologias utilizam a linguagem da programação. Quanto mais cedo se tiver contato com a linguagem da programação, mais rápido se desmistificará a ideia sobre a complexidade no desenvolvimento de novas tecnologias. A criança que é exposta ao ensino da programação logo entende que mais do que jogar, ela pode construir o seu próprio jogo. É um caminho natural.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Compartilhe