Projetos: participação popular na decisão de candidatar o Brasil em eventos desportivos
22 de janeiro de 2018
Política e a Igreja
24 de janeiro de 2018

Trabalho: 5 dicas para conquistar carreira de sucesso

Um novo ano se iniciar e com ele novas expectativas, sonhos e projetos. Uma das principais preocupações dos jovens é a conquista do primeiro emprego, mas também há aqueles que mesmo já alcançando este objetivo pretendem alçar voos mais altos e conquista ainda mais espaço no mercado de trabalho. Tenho consciência de que o mercado de trabalho é um ambiente de competitividade e quem mais sofre com o desemprego são os que tem menos grau de instrução e os que residem em comunidades e favelas, por isso, apresentei na Câmara dos Deputado o PL n°1049/2015, que concede benefício fiscal a pessoas físicas que contratarem jovens que residam em área de baixa renda e com alto risco social. Mas você jovem, precisa fazer a sua parte. Pensando nisto, separamos algumas dicas para que você se prepare, entenda e conquiste uma carreira profissional brilhante. Boa sorte!!!

1 – Conheça o mercado e saiba onde quer chegar

A falha de muitos principiantes é não pesquisar sobre o mercado que vai ingressar. É preciso saber como anda a demanda de emprego em cada área para enviar seu currículo nos lugares certos ao invés de “sair atirando” para todos os lados.

Busque informações no site do sindicato da categoria, notícias de atualidades, outros profissionais da área, etc. e veja se suas chances de ingressar no ramo serão grandes ou ruins.

Para isso, saiba sempre onde quer chegar, tendo em mente a carreira que ser seguir e também estando consciente de que seu primeiro emprego pode não ser exatamente onde deseja estar um dia, mas servirá de degrau para chegar lá.

Se possível, tente escolher algo mais próximo de sua área para já ir adquirindo experiência.

 

2 – Tenha qualificação

A experiência não é exigida quando você vai buscar o seu primeiro emprego. Porém, a qualificação está sendo cada vez mais importante nesta hora, pois funciona como critério de desempate.

 

É por isso que os cursos online ajudam nesta hora. Quem busca qualificação para seu primeiro emprego pode fazer vários cursos na área escolhida sem ter que sair de casa nem gastar muito por isso. É um investimento pequeno diante do retorno que terá depois que estiver trabalhando.

Conclusão: esforce-se ao máximo para conhecer sobre sua área e qualificar-se com cursos online, mesmo que não tenha experiência, pois isso abrirá muitas portas.

 

3 – Faça um bom currículo

Depois de ter qualificação boa é preciso montar também um currículo à altura para mostrar o quanto é capaz de conseguir aquela vaga. Por isso é de extrema importância ter um currículo perfeito, já que ele será sua apresentação pessoal (feita através de uma folha de papel) à empresa.

Este é um dos critérios de desempate e eliminação de muitos candidatos, pois currículos mal feitos nem mesmo são lidos pelos entrevistadores.

Não desperdice a chance de ser chamado para fazer a entrevista do seu primeiro emprego só porque ficou na dúvida de como fazer um bom currículo.

Veja aqui como é fácil montar um currículo perfeito e ter o emprego dos seus sonhos!

 

4 – Prepare-se para a entrevista de emprego

Depois de um currículo bem feito, com certeza foi chamado para fazer a entrevista que sempre quis, não é mesmo? Mas de nada adianta ter sido chamado se não houver uma boa preparação para a grande entrevista.

Tudo começa pesquisando sobre a empresa onde vai realizar a entrevista. Entre no site e redes sociais e veja se é uma organização muito antiga ou nova, em que área atua, se atua em um ou vários segmentos, se possui várias filiais, etc.

Depois de descobrir sobre a empresa é a hora de cuidar de você.

Para mulheres, faça as unhas com um esmalte claro, tire as sobrancelhas e resolva qualquer outra questão que ajude em sua aparência para a entrevista. Para os homens, corte as unhas, o cabelo e faça o que for necessário.

Veja então sobre o horário da entrevista e como irá até o local indicado. Calcule sempre um tempo com antecedência, mas também não vá chegar assim tão antes.

No caso da entrevista ser de manhã, coloque o despertador para te acordar, mas deixe sua mãe e todos de casa avisados para que não perca a hora de forma alguma.

No grande dia, as mulheres devem usar roupas discretas – nada de decotes, roupas justas ou curtas – e maquiagem suave. Os homens devem estar com a barbar feita e também com roupas discretas. Atente-se ao cargo para escolher o modelo da roupa que vai usar para não ficar muito formal ou informal.

 

5 –Saiba se comportar na entrevista de emprego

Depois de cuidar dos preparativos e estar de frente com o entrevistador também é preciso prestar atenção em detalhes importantes para concluir os 5 passos para conseguir o primeiro emprego.

Primeiramente, controle sua postura corporal. É normal que esteja nervoso, mas não deixe isso transparecer. Tente ficar o mais calmo possível para não atrapalhar na hora de responder às questões.

E por falar em questões, responda a tudo que o entrevistador perguntar olhando para ele (jamais com cabeça baixa) e de forma extremamente sincera. Mesmo que não saiba sobre algo que ele pergunte, diga que não, mas que tem interesse em aprender. A mentira é um dos piores erros em entrevistas e é muito cometida quando alguém está buscando o primeiro emprego, pois acha que é melhor mentir do que dizer que não sabe.

Sempre agradeça ao final da entrevista e sorria quando for possível, pois sua aparência e atitudes estão sendo analisadas o tempo todo.

Diante destes 5 passos para conseguir o primeiro emprego você conseguirá aquela oportunidade muito mais rápido do que imagina. Basta lembrar que, além de seguir essas dicas, você deve ter determinação e coragem para iniciar em sua carreira profissional e enfrentar diversos desafios que estarão por vir.

 

Este é apenas o início de uma longa caminhada, mas, começando com o pé direito, com certeza a trajetória será de grande sucesso!

Compartilhe