O deputado federal Sóstenes Cavalcante destinou uma emenda parlamentar no valor de R$150 mil à Federação das Comunidades Terapêuticas Evangélicas do Brasil (FETEB), com o objetivo de fortalecer ações de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, acolhimento de dependentes químicos e reinserção social dessas pessoas e seus familiares.
Os recursos serão aplicados na realização do curso Capacita FETEB/RJ, que oferece formação gratuita para profissionais e colaboradores de comunidades terapêuticas. A capacitação tem formato presencial, com encontros mensais que integram teoria e prática por meio de estudos, pesquisas, atividades avaliativas e interações com foco no atendimento humanizado e eficaz.
O curso é composto por 6 módulos temáticos, que somam 36 disciplinas voltadas para a atuação direta na recuperação de dependentes químicos. Cada participante deve escolher um módulo de acordo com sua área de atuação e interesse.
Além de um conteúdo atualizado e ministrado por professores, mestres e doutores atuantes nas comunidades terapêuticas, os participantes recebem camiseta personalizada, material didático, apostila de atividades, alimentação nos encontros presenciais e certificado reconhecido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
O curso será realizado na Faculdade Instituto Rio de Janeiro, com sede na Avenida Rio Branco, no centro da capital fluminense, e contará com suporte contínuo via WhatsApp para esclarecimento de dúvidas e acompanhamento dos alunos.
Para o deputado Sóstenes Cavalcante, a iniciativa é mais uma ação concreta em defesa da vida e da dignidade de famílias impactadas pelas drogas:
“A dependência química não destrói apenas o indivíduo, mas também o núcleo familiar e social. Investir na capacitação de quem atua na linha de frente do acolhimento e da recuperação é uma das formas mais eficazes de restaurar vidas, dar novas oportunidades e resgatar o que muitos já tinham perdido: a esperança.”
As inscrições para os cursos já estão abertas e podem ser realizadas pelo site www.feteb.org.br. Os interessados devem escolher um módulo e garantir sua participação. As vagas são limitadas.