Câmara aprova PL que prevê acessos para pessoas com deficiência em praias urbanas
4 de agosto de 2023
Projeto que declara Nova Friburgo como a “Suíça Brasileira” é aprovado
26 de outubro de 2023

Comissão aprova projeto de Sóstenes que inclui Cães e gatos no censo do IBGE

A comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) aprovou nesta quarta-feira (23), o projeto de Lei 1739/2022, de autoria do deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL/RJ), que dispõe sobre a inclusão de cães e gatos no censo demográfico realizado periodicamente pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Atualmente no Brasil não existe um estudo de perfil da população de cães e gatos, sua correlação com renda familiar e outros dados socioeconômicos importantes para relacionar a saúde humana, a saúde animal e a saúde ambiental.

De acordo com Sóstenes, o controle de populações de cães e gatos deve ter por base dados corretos de suas populações. “Os cães e gatos são hoje parte integrante da família brasileira. Apenas com um estudo amplo, geral e simultâneo, como o censo do IBGE, poderemos ter dados reais e comparativos de cada município, estado e região brasileira, de modo a controlar essas populações de maneira específica, atendendo às necessidades de cada perfil regional”, explica.

O parlamentar acredita que com a ação haverá um avanço, fazendo do Brasil um modelo mundial na prevenção de zoonoses, na dinâmica populacional, no bem-estar animal e na guarda responsável de cães e gatos.

A proposta que foi uma sugestão da protetora e ativista da causa animal, Carolina Kleinman, segue agora para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *