Sóstenes solicita ação da ANEEL sobre as interrupções no fornecimento de energia elétrica em São José do Vale do Rio Preto
23 de fevereiro de 2024
Manifestação na Avenida Paulista reúne milhares em apoio a Bolsonaro e ao Estado Democrático de Direito
27 de fevereiro de 2024

Projeto visa garantir acesso de crianças e adolescentes não vacinados em escolas e espaços públicos

O Congresso Nacional está discutindo o projeto de lei xxxx, de autoria do deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que propõe a inclusão de dispositivos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Lei n.º 8.069/1990, visando proibir a discriminação de crianças e adolescentes não vacinados contra o vírus da Covid-19 em escolas e demais espaços públicos e privados.

O projeto que acrescenta os artigos 5º-A e 5º-B ao ECA, estabelece que nenhuma criança ou adolescente poderá ser privado do direito de frequentar escolas ou qualquer tipo de espaço público ou privado apenas por não ter sido vacinado contra a Covid-19. Além disso, o artigo 5º-B assegura o ingresso ou continuidade de participação dos pais que optarem por não vacinar seus filhos menores em programas assistenciais governamentais.

Em sua justificativa, Sóstenes destaca a importância de garantir o acesso à educação regular pública e outros espaços, como eventos esportivos, atividades de lazer e cinemas, independentemente da decisão dos pais em relação à vacinação contra a Covid-19. “A proposta busca abordar a atual situação em que alguns pais, por opção pessoal, decidem não vacinar seus filhos, gerando preocupações sobre possíveis restrições em municípios que impõem a vacinação como critério de acesso a determinados locais”, explica.

O projeto de lei enfatiza a necessidade de assegurar que a opção dos pais em não vacinar não resulte em prejuízos para as crianças e adolescentes, especialmente no que diz respeito ao acesso à educação e outros espaços públicos. Alega-se que, em alguns casos, essa questão tem gerado restrições indevidas, e a proposta visa garantir que tais restrições não se tornem obstáculos para a participação plena na sociedade.

A proposta está fundamentada na premissa de que a opção dos pais não deve impactar negativamente os direitos fundamentais das crianças e adolescentes, e espera-se que receba o apoio dos pares no Congresso Nacional para sua aprovação. O projeto de lei destaca a importância de encontrar um equilíbrio entre a proteção da saúde pública e preservação dos direitos individuais no contexto da vacina contra a Covid-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *